Irlanda preocupada com reformulação do acordo do Brexit

O Governo irlandês dá sinais de apreensão com a possibilidade de Boris Johnson reescrever completamente a secção da Irlanda do Norte do acordo do Brexit, segundo informação apurada pela RTE esta segunda-feira.

Depois de o Reino Unido ter abandonado o bloco europeu foram introduzidos novos controlos e tarifas sobre algumas mercadorias transportadas entre a Grã-Bretanha e a Irlanda do Norte, dada a fronteira existente entre o território e a UE através da Irlanda.

O primeiro-ministro britânico assegurou que não haveria uma fronteira estabelecida entre a Irlanda e a Irlanda do Norte no acordo, e o comércio entre o território e o resto do Reino Unido continuaria livre.

“Dublin está preocupado com o facto de Londres estar a pressionar para uma reformulação total do Protocolo, além de simplesmente trazer flexibilidade para suportar as discussões técnicas em andamento com a Comissão Europeia”, reportou a RTE.

Recorde-se que, na semana passada, o negociador-chefe do Reino Unido David Frost afirmou que o Protocolo da Irlanda do Norte não seria sustentável a longo prazo.

De acordo com a BBC, a Grã-Bretanha está propor a implementação de novos controlos na fronteira do Mar da Irlanda em produtos alimentícios em quatro etapas a partir de outubro, citando um documento que Londres partilhou com a União Europeia sobre a implementação do acordo do Brexit.

Ler Mais





Comentários
Loading...