Publicada lista de cinco candidatos à reprivatização da Efacec

A formalização da admissão de cinco potenciais investidores à segunda fase do processo de alienação de 71,73% do capital da Efacec Power Solutions, no âmbito da reprivatização, foi hoje publicada.

Com efeitos retroativos a 06 de maio, a resolução publicada hoje em Diário da República seleciona cinco potenciais proponentes, já anunciados pelo Governo, para apresentarem propostas não vinculativas: Chint Group Corporation, Dst, Elsewedy Electric Corporation, Iberdrola e Sing – Investimentos Globais.

“Foram os únicos que não registaram a classificação de ‘não cumpre’ constante do relatório elaborado pela Parpública em qualquer dos critérios de seleção, reunindo os critérios mínimos para serem admitidos a participar na subsequente fase do processo de alienação das ações objeto da venda direta”, refere o Governo no diploma.

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, em conferência de imprensa em 06 de maio, anunciou que o Conselho de Ministros tinha selecionado cinco, de entre 10, propostas para o processo de reprivatização da Efacec, das quais três estrangeiras e duas nacionais.

Em meados de 2020, antes de ser nacionalizada, a Efacec anunciou ter recebido “cerca de uma dezena” de propostas não vinculativas de grupos industriais e fundos de investimento, nacionais e internacionais, para comprar o capital de Isabel dos Santos na empresa.

Na semana seguinte, o Conselho de Ministros aprovou o decreto de lei para nacionalizar 71,73% do capital social da Efacec, processo que decorreu da saída do capital de Isabel dos Santos, filha do ex-Presidente angolano José Eduardo dos Santos, na sequência do envolvimento no caso ‘Luanda Leaks’, no qual o Consórcio Internacional de Jornalismo de Investigação revelou mais de 715 mil ficheiros que detalham alegados esquemas financeiros da empresária.

A Efacec é uma empresa dos setores da energia, engenharia e mobilidade.

Ler Mais





Comentários
Loading...