Ouro salva Mário Centeno da mão da Comissão Europeia

A subida do preço do ouro em 14% durante o ano de 2020 levou a que as reservas nacionais passassem a valer 2,3 mil milhões de euros, o que representa mais de 6,4 milhões por dia.

No final do ano passado, as reservas de ouro valiam cerca de 19 mil milhões de euros, a mão que impulsionou os 535 milhões de euros de lucro registados pelo Banco de Portugal, 31 milhões de euros a mais do que esperava o próprio Mário Centeno, o que permite a o líder do BdP recusar a almofada financeira da Comissão Europeia, como refere o Correio da Manhã.

O Banco de Portugal entregou ao Estado dividendos no valor de 428 milhões de euros, referentes ao ano passado, abaixo dos 607 milhões de euros relativos a 2019, segundo o Relatório do Conselho de Administração, citado pelo mesmo jornal.

No final de 2020, o balanço do Banco de Portugal ascendia a 192 mil milhões de euros (quase a totalidade do Produto Interno Bruto nacional durante um ano), um valor superior em 33 mil milhões de euros ao registado no final de 2019.

O líder do Banco de Portugal afastou por isso a almofada financeira da Comissão Europeia de 1,6 mil milhões de euros.






Comentários
Loading...