Qatar torna-se no “banco” da expansão da Iberdrola nos EUA

A Qatar Investment Authority (QIA), o fundo estatal do Emirado, que é já o primeiro acionista da Iberdrola, desembolsou mais de 610 milhões de euros para cobrir parte do aumento de capital de 3,3 mil milhões de euros que está a ser realizado pela Avangrid, subsidiária norte-americana da Iberdrola, para expandir a atividade da empresa no mercado norte-americano.
A QIA entrou na capital da Iberdrola em 2011 com 6% e, desde então, o fundo soberano do Qatar tem investido cada vez mais na empresa, ao ponto de se tornar o primeiro acionista. Atualmente o QIA conta com 8% da elétrica.
A expansão de capital da Avangrid está quase toda nas mãos da Iberdrola, como aliás já tinha sido anunciado em outubro do ano passado. O que a imprensa internacional não esperava era que outro parceiro acompanhasse este negócio.
Assim, com esta “expansão partilhada”, a Iberdrola detém 81,5% da Avangrid, a QIA 3,7% e o outros investidores ficarão com o remanescente do capital da subsidiária, que está cotada na Bolsa de Valores de Nova Iorque.
Parte das receitas provenientes da expansão de capital financiarão a fusão proposta pela Avangrid com a PNM Resources e reembolsarão o empréstimo intragrupo com a Iberdrola, que proporcionou à Avangrid um crédito subordinado não garantido no valor de 2,3 mil milhões de euros.
Além disso, outra parte das receitas desta operação irá para o plano de investimento da Avangrid, financiando as operações de crescimento que têm por base entre 17 mil milhões de e 20 mil milhões de euros em investimentos orgânicos até 2025.
“Estamos encantados por reforçar a nossa aliança estratégica com a Iberdrola, através do nosso investimento na Avangrid. Partilhamos uma visão comum com a Iberdrola para um futuro com baixos níveis de carbono”, comentou Mansoor Al-Mahmoud, CEO da QIA.



Comentários
Loading...