Christie’s leiloou um conjunto de 9 NFT por mais de 14 milhões de euros

O mercado de non-fungible tokens (NFT) está a gerar um grande interesse por parte de investidores de todo o mundo. E apesar de em abril o volume de vendas e os preços dos NFT ter registado uma correção superior a 40%, isso não afastou o interesse dos investidores.

Um sinal da popularidade dos NFT ficou espelhado recentemente num leilão da Christie’s que resultou numa cifra de 14,5 milhões de euros por um conjunto de nove NFT CryptoPunk. A já considerada “venda do século” da empresa conseguiu que os compradores pagassem pelas obras digitais o dobro do esperado pelos analistas da companhia, superando o preço de obras de artistas mais tradicionais como Banksy, Gerhard Richter e Damien Hirst.

Os CryptoPunks foram criados pela empresa de software Larva Labs em 2017 e consistem numa série de 10 mil carateres virtuais em formato de 8 bits de 24×24 pixels que foram inspirados no estilo londrino punk. A Larva Labs lançou as obras em 2017, tornando-as nos primeiros NFT do mercado.

Na altura, a maior parte dos CryptoPunks foram oferecidos ao público, mas os criadores Matt Hall e John Watkinson decidiram guardar para si mil NFT. Desta coleção privada, algumas obras foram levadas a leilão pela Christie’s. “Estes são os CryptoPunks mais exclusivos do mundo”, comentaram Hall e Watkinson durante os momentos iniciais do leilão.

Atualmente, o leque completo de 10 mil NFT CryptoPunk vale cerca de 268 milhões de euros. Destes, 9.250 foram vendidos  no último ano a um preço médio de 66 mil euros cada, segundo os dados da CoinMarketCap.

Os NFT são ativos digitais únicos não fungíveis, obras de arte digitais, como imagens, áudio ou vídeos que são criados a partir da tecnologia blockchain . Os NFT podem muitas vezes ser vistos por qualquer pessoa online, mas apenas uma pessoa pode ser sua proprietária.

 

Ler Mais





Comentários
Loading...