Merkel quer abrir ainda mais a carteira para cumprir metas climáticas

Svenja Schulze, o ministro do Meio Ambiente da Alemanha, anunciou hoje que o Governo está a ponderar abrir os cordões à bolsa e gastar mais com os temas verdes, se esse for o preço necessário para atingir as metas climáticas que o Executivo de Merkel estabeleceu para a próxima década.

Schulze disse à emissora pública ARD que é necessário um programa com medidas urgentes para garantir que será cumprida  a nova meta de mitigação das emissões de gases de efeito estufa em 65% até 2030, face aos níveis de 1990, estando previsto que a Alemanha chegue à neutralidade carbónica até 2045.

O novo pacote de objetivos verdes é a reformulação de um antigo programa condenado na semana passada pelo Supremo Tribunal Federal Alemão, que considerou as metas e os meios  “demasiado pesados para os mais jovens”, não respeitando assim o princípio constitucional da justiça intergeracional, tendo obrigado o Governo a apresentar um novo plano.

Ao que tudo indica, uma das medidas mais severas utilizadas como método para atingir as novas metas, será a apresentação de uma proposta no parlamento nacional que implemente o aumento do preço mínimo por tonelada de carbono, de acordo com Andreas Jung, um eurodeputado da CDU de Merkel.

Os verdes também já pediram ao Executivo federal que relaxe os controlos financeiros para empréstimos que tenham como objetivos o cumprimento das metas climáticas.






Comentários
Loading...