PSA Peugeot-Citroën premiou fornecedores

psa-peugeot-citroen
O grupo PSA Peugeot-Citroën premiou 14 fornecedores no âmbito da 11.ª cerimónia dos ‘Troféus Melhores Fornecedores’, numa forma de reconhecimento pelo seu empenho e pela qualidade das suas respostas às expectativas da companhia francesa.
Contando com a presença de Carlos Tavares, Presidente da direcção da PSA, e Yannick Bézard, director de compras, estes troféus têm por objectivo recompensar os fornecedores que estão plenamente empenhados na relação com o Grupo PSA Peugeot Citroën e que melhor souberam compreender e antecipar as suas expectativas.
“A colaboração deve ser ainda mais estreita entre as compras, a engenharia, a cadeia de distribuição e os nossos fornecedores. O trabalho transversal deve permitir obter ainda melhores resultados. Não há nenhuma empresa automóvel no mundo cuja reconstrução não passe pelo suporte dos seus principais parceiros”, referiu Carlos Tavares, Presidente da direcção da PSA Peugeot Citroën, que distinguiu a excelência de resultados obtidos em cinco categorias consideradas prioritárias.
Na categoria ‘Criação de Valor’, a empresa destacou a Saint Gobain Sekurit e a Arcelormittal, as quais foram recompensadas pelas suas “capacidades de propor soluções técnicas em ruptura e novos serviços geradores de criação de valor”, enquanto na categoria ‘Gestão de Programas’ as premiadas foram a SEGULA e a Faurecia Echamppement, ambas recompensadas pelas suas contribuições “em termos de qualidade das entregas, respeito pelo planeamento, controlo da deriva de custos, gestão do projecto, sucesso dos lançamentos e competência técnica”.
Na classe ‘Performance do Após-Venda’, o grupo distinguiu a MISFAT e a Freundenberg, ambas recompensadas pela “qualidade do serviço medida pelo respeito do cumprimento de prazos e das quantidades de peças de substituição entregues na rede comercial”, ao passo que na categoria de ‘Redução de Custos’ foram premiadas a Reydel, Mann & Hummel, LEONI e A. Raymond, todas elas elogiadas pelas suas capacidades “em propor soluções para reduzir os custos da entrega de peças de série, utilizando todos os recursos em termos de logística, marketing e compras”.
Na categoria dedicada à ‘Performance do Equipamento Industrial’ foram distinguidas a Helice e a CATS, as quais viram reconhecidas “as suas performances de serviço e qualidade nos domínios das prestações de serviço e dos equipamentos industriais”. Finalmente, o prémio especial do júri foi outorgado a dois fornecedores que a PSA quis distinguir particularmente: a HAVAS e a VALEO CDA.
Esta cerimónia foi igualmente escolhida para estabelecer o prémio específico ‘Melhores Fábricas Fornecedoras’, que premeia a performance de 74 centros industriais (sensivelmente 5% do painel de fornecedores do grupo) pela sua excelência industrial na resposta às exigências de qualidade do Grupo, desde a produção de veículos até à entrega das chaves ao cliente final.
Atendendo ao sucesso comercial do Citroën C4 Cactus nos últimos tempos, a diretora geral da Citroën, Linda Jackson aproveitou a ocasião para agradaecer particularmente aos fornecedores de peças daquele SUV compacto.
As Compras do Grupo PSA Peugeot Citroën totalizaram, em 2014, 21.352 mil milhões de euros, dos quais mais de 17.000 mil milhões em peças de série, que representam, em média, mais de 80 % do preço de custo do fabrico de um veículo. O Grupo trabalha com um painel de 1.418 grupos fornecedores e promove, onde quer que esteja implantado, parcerias locais. As fábricas francesas de automóveis abastecem-se em cerca de 50% em França e em mais de 90% na Europa.