Espanha estende encerramento de fronteiras com Portugal até 16 de março

Espanha prolongou até ao dia 16 de março o encerramento das fronteiras com Portugal. O governo espanhol tomou a decisão após consultar as autoridades portuguesas, segundo uma nota enviada às redações esta sexta-feira.

“Na sequência do diálogo com os autarcas dos municípios raianos e da articulação permanente entre os governos de Portugal e de Espanha, o controlo de pessoas nas fronteiras terrestres e fluviais vai manter-se até ao dia 16 de março”, lê-se.

Desta forma, apenas os cidadãos residentes em território espanhol, os trabalhadores transfronteiriços e outros casos excecionais podem entrar em Espanha, a partir de Portugal.

Há oito pontos de passagem permanentes: Valença, Vila Verde da Raia, Quintanilha, Vilar Formoso, Marvão, Caia, Vila Verde e Castro Marim, que funcionam 24 horas por dia. Há ainda cinco pontos de passagem nos dias úteis em Monção, Miranda do Douro, Termas de Monfortinho, Mourão e Barrancos. O de Rio de Onor funciona às quartas-feiras e aos sábados, das 10h às 12h.

A circulação fica, assim, limitada entre os dois países nos 14 pontos de passagem autorizados (PPA). “Continua também suspensa a circulação ferroviária transfronteiriça, exceto para transporte de mercadorias, bem como o transporte fluvial entre Portugal e Espanha”.

“Assim, a partir das 00h00 de dia 2 de março, mantém-se limitada a circulação entre Portugal e Espanha – e somente nos PPA – ao transporte internacional de mercadorias, de trabalhadores transfronteiriços e de caráter sazonal devidamente documentados, e de veículos de emergência e socorro e serviço de urgência”, diz ainda a nota de imprensa.

O Ministério do Interior de Espanha já tinha prolongado, no início de fevereiro, as restrições nas fronteiras terrestres com Portugal até ao dia 1 de março, cujo prazo foi novamente estendido.

Ler Mais