«Querido Reino Unido, invejamos-te». Jornal alemão elogia britânicos pela resposta à Covid-19 e ataca Merkel

O jornal alemão ‘Bild’ escreveu um artigo esta quarta-feira, no qual elogia a resposta à pandemia da Covid-19 do Reino Unido, dizendo mesmo que tem «inveja» do país, e aproveita também para criticar a chanceler alemã, Angela Merkel, pela falta de esforços nesta matéria.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou esta semana um roteiro com datas definidas para o regresso à normalidade. A estratégia de vacinação bem-sucedida implementada pelo governo britânico, devido à saída do país da UE, permitiu anunciar que o Reino Unido provavelmente deve retomar a vida normal a 21 de junho.

A notícia despertou a inveja dos europeus em todo o bloco de Bruxelas, com o diário alemão a criticar Angela Merkel pelo seu fracasso em garantir os mesmos resultados para os seus cidadãos. Assim, o jornal enviou uma mensagem extraordinária ao Reino Unido, numa carta aberta hoje publicada.

“Querido Reino Unido, invejamos-te, mas estamos felizes por ti”, escreve o jornal, que reconhece os esforços “heroicos” do Reino Unido na aquisição e distribuição de vacinas contra o coronavírus. “O sucesso da campanha de vacinação tornou isto possível”, acrescentou no mesmo artigo.

O diário alemão aproveitou também a situação para atacar a chanceler Merkel depois de esta ter dito ao país que não poderia garantir nenhum alívio no confinamento para o mês de março.

Merkel alertou que as novas mutações do vírus que atualmente se espalham na Alemanha significam que o governo não pode dar-se ao luxo de prometer grandes aberturas em março para depois de algumas semanas voltar a fechar o país.

O jornal escreveu: “Em linguagem simples: A chanceler não quer grandes aberturas em março”, indicou, acrescentando: “E isso embora o Instituto Robert Koch (RKI) tenha chegado a encorajar algum desconfinamento”, criticou, referindo-se às escolas e hotéis que, segundo os mesmos peritos, apresentam um “baixo risco de contágio”.

Ler Mais