Sondagem: Oito em cada dez portugueses querem escolas fechadas mais duas semanas

Numa altura em que se discute a renovação do estado de emergência e possíveis datas para o desconfinamento, a grande maioria dos portugueses (82%) quer que as escolas continuem fechadas durante mais duas semanas, até ao dia 15 de março, segundo uma sondagem feita pela Aximage para o JN, DN e TSF.

O inquérito revela, por outro lado, que apenas 15% dos portugueses consideram que a reabertura dos estabelecimentos de ensino deverá acontecer já nos próximos dias. Os restantes 3% dizem que não sabem ou não respondem.

Além disso, os inquiridos que admitem o regresso das aulas presenciais em março são 27%, enquanto 15% respondem que as escolas devem ficar fechadas até ao verão. Já 42% defendem que devem manter-se encerradas até à Páscoa, no início de abril, e 9% até maio. Os restantes (17%) não sabem ou não respondem.

A sondagem também avaliou a forma como o Governo preparou o ensino à distância e, neste sentido, 40% dos portugueses inquiridos consideram que a atuação do Executivo foi “má ou muito má”, enquanto 29% dizem que esteve “bem ou muito bem”, e 28% respondem “assim-assim”.

No que toca à aprendizagem no ensino à distância, as opiniões também são más. Mais de metade (54%) consideram que as aulas online são “pouco ou nada rentável” para os alunos. E apenas 24% crê que os estudantes podem tirar algum rendimento na aprendizagem fora das salas de aula.

A sondagem decorreu entre 17 e 20 de fevereiro. No total, foram recolhidas 822 entrevistas entre maiores de 18 anos residentes em Portugal.

Ler Mais