Amesterdão ultrapassa Londres e rouba coroa de principal bolsa da Europa

O maior centro de compra e venda de acções da Europa já não tem Londres como morada. Amesterdão ultrapassou a capital britânica, segundo avança o Financial Times: a Euronext Amsterdam e os braços holandeses da CBOE Europe e da Turquoise foram palco de uma média de 9,2 mil milhões de euros em transacções no último mês.

Esta poderá ser já uma consequência do Brexit, cujos efeitos entraram em vigor precisamente a 1 de Janeiro deste ano. Em relação a Dezembro, o valor verificado em Amesterdão mais do que quadruplicou. Em Londres, por outro lado, o volume de transacções caiu para 8,6 mil milhões de euros, de acordo com dados da CBOE Europe.

O Financial Times lembra que as instituições financeiras com sede na União Europeia deixaram de poder fazer negócio em Londres porque Bruxelas não reconhece as bolsas britânicas.

«É simbólico que Londres tenha perdido o seu estatuto de casa da transacção de acções da União Europeia, mas tem a oportunidade de criar o seu próprio nicho», comenta Anish Puaar, analista da Rosenblatt Securities de Londres. Segundo o responsável, os gestores de fundos estarão mais preocupados com a disponibilidade de liquidez e com os custos associados a comprar e vender acções do que com a localização da transacção.






Comentários
Loading...