O que andam os portugueses a comprar online?
Moda e acessórios são os produtos mais comprados online pelos consumidores portugueses, sendo que 53% dos internautas fãs de e-commerce adquiriram roupa, sapatos ou acessórios nos últimos 12 meses. A conclusão é do “Estudo PayPal sobre Consumidores Transfronteiriços 2016”, realizado em colaboração com a Ipsos.
O mesmo estudo indica que 44% dos consumidores online portugueses que compram em sites estrangeiros referem ter comprado um produto destas categorias a partir de plataformas de outros países.
Depois de moda e acessórios, surgem as viagens e transportes, com 45% dos inquiridos a comprar viagens online no último ano (29% fê-lo a partir de sites estrangeiros). Segue-se a categoria de tecnologia, com 41% dos consumidores online a adquirir um equipamento tecnológico (39% a partir de plataformas internacionais).
Segundo a análise da PayPal e Ipsos, a principal razão que leva o público a comprar em sites de outros países é o preço mais baixo: motivo apontado por 91% dos consumidores e por 87% dos que optaram por sites ou produtos de origem chinesa. A China é, aliás, o segundo maior mercado para o consumidor português, com 41% dos inquiridos a confirmar que comprou, no último ano, em sites de origem chinesa.
“Portugal aparenta ser um dos países mais abertos a vendedores internacionais entre os países inquiridos, uma vez que apenas a Nigéria tem um nível de confiança maior”, indica ainda o mesmo estudo.