Rival chinesa da Starbucks abre falência. Luckin Coffee não aguenta escândalo na bolsa

A cadeia chinesa de cafetarias Luckin Coffee submeteu um pedido de insolvência referente à sua operação nos Estados Unidos da América. Em tempos considerada a grande rival da Starbucks, vê agora o império ocidental desmoronar, menos de um ano depois de admitir que milhões de dólares em vendas tinham sido inventados.

Segundo o Financial Times, a Luckin Coffee entrou na bolsa de Nova Iorque em 2019, mas depressa chocou Wall Street ao desvendar um escândalo contabilístico que resultou na sua expulsão da Nasdaq pouco tempo depois. Em Dezembro do ano passado, o regulador anunciou uma multa de 180 milhões de dólares como consequência da fraude – que passou não só pela alteração dos registos bancários como também pela criação de uma base de dados falsa.

Enquanto o pedido de insolvência não entra em vigor, todas as lojas da cadeia continuarão abertas. De acordo com a mesma publicação, a Luckin Coffee não espera que o funcionamento quotidiano seja afectado.

Numa publicação partilhada nas redes sociais, a Luckin Coffee descreve como “boas notícias” a decisão de avançar com a insolvência, uma vez que poderá significar um travão aos processos legais que enfrenta nos EUA. A empresa chinesa poderá, então, focar-se na reestruturação que está a levar a cabo nas Ilhas Caimão.






Comentários
Loading...