Empresas de todo o Mundo já angariaram 400 mil milhões desde o início do ano
Em apenas três semanas, o valor total de dinheiro angariado pelas empresas a nível mundial através chegou aos 400 mil milhões de dólares. De acordo com o Financial Times, que dá conta de dados da Refinitiv, trata-se de um dos valores mais elevados das duas últimas décadas para este período de início de um novo ano. Está mesmo cerca de 170 mil milhões de dólares acima da média.
O valor diz respeito a dinheiro angariado através de rondas de financiamento, entradas em bolsa ou emissão de dívida e, segundo a mesma publicação, coloca em evidência o apoio que os governos e bancos centrais têm oferecido à economia. Apesar da crise provocada pela pandemia de COVID-19, continua a haver fundos disponíveis para injectar nos negócios.
A estabilização da dívida, por exemplo, tem ajudado as empresas a obter taxas de juro muito baixas e a aumentar o valor das suas acções. Para John McClain, da Diamond Hill Capital Management, a única coisa que interessa aos mercados é a política global em termos fiscais e monetários: o preço dos mercados, neste momento, não leva em consideração a pandemia. «É como se o coronavírus já não importasse.»
Até ao momento, a maior oferta pública inicial (IPO na sigla em inglês) pertence à Playtika, empresa israelita dedicada a jogos para dispositivos móveis. De acordo com a Refinitiv, a entrada em bolsa desta companhia permitiu angariar 2,2 mil milhões de dólares. Já no que a transacções de participações diz respeito, a coroa pertence à BYD, empresa de veículos eléctricos apoiada por Warren Buffett que vendeu acções no valor de 3,9 mil milhões de dólares.