Rival do TikTok quer angariar 5,4 mil milhões de dólares. Pode ser a maior IPO tecnológica desde a Uber
A aplicação chinesa de partilha de vídeos, Kuaishou, semelhante ao TikTok, pretende angariar entre 4,9 mil milhões e 5,4 mil milhões de dólares numa oferta pública inicial (IPO) que seria a maior em Hong Kong em mais de um ano, de acordo com uma folha de termos vista pela agência Reuters.
A app, apoiada pela chinesa Tencent Holdings, vai colocar no mercado 365 milhões de ações. Terá ainda uma opção suplementar (denominada greenshoe option) de vender mais 54,7 milhões de ações nos 30 dias após a sua entrada em bolsa, o que poderá elevar o montante total angariado para um valor entre 5,7 mil milhões e 6,2 mil milhões de dólares.
A IPO deverá valorizar a Kuaishou entre 55,6 mil milhões e 60 mil milhões de dólares, antes do “greenshoe”, de acordo com a folha de termos revista pela Reuters. Se as ações extra forem vendidas, a capitalização do mercado poderá situar-se entre os 56,3 mil milhões e os 61,7 mil milhões de dólares.
A empresa foi avaliada em 30 mil milhões de dólares, depois de ter angariado 3 mil milhões no final de 2019.
Dez acionistas, liderados pelo Capital Group (uma empresa americana de serviços financeiros), tornaram-se investidores cruciais, representando cerca de 2,45 mil milhões de dólares, como mostra a folha de termos.
Se a empresa chinesa Kuaishou angariar 6,2 mil milhões de dólares, vencerá a maior IPO mais recente em Hong Kong, que foi a oferta pública inical da Budweiser Brewing Company de 5,75 mil milhões, em setembro de 2019.
Além disso, o acordo da Kuaishou será a maior IPO no mundo de uma empresa digital desde que a Uber Technologies angariou 8,1 mil milhões de dólares, em maio de 2019.
A aplicação Kuaishou, que significa “mão rápida” em chinês, permite aos utilizadores carregar vídeos, bem como programas de streaming ao vivo através dos quais os vendedores podem promover produtos.