BNP Paribas investe 3 mil milhões no digital
Ao longo dos próximos três anos, o BNP Paribas planeia investir 3 mil milhões de euros na transformação digital da sua actividade. A intenção é acelerar a modernização do banco, abandonando o formato tradicional que já não apela aos consumidores.
Em entrevista ao Financial Times, Jean-Laurent Bonnafé, CEO do BNP Paribas, afirma que querem transformar o negócio ao aumentar em 50% os gastos em iniciativas digitais. Parte dos 3 mil milhões de euros terão como destino a formação dos funcionários e a contratação de colaboradores com diferentes habilidades e conhecimento, como é o caso de análise de dados.
A par da aposta no digital e tecnologia está a eliminação de centenas de balcões do BNP Paribas e cortes nos postos de trabalho. Entre 2012 e 2016, o banco fechou cerca de 10% da sua rede de retalho francesa e, agora, prevê despedir 2% de um total de 30 mil empregados no banco de investimento.
Desta forma, a instituição bancária será capaz de reduzir custos. O objectivo de Jean-Laurent Bonnafé é poupar 3,4 mil milhões de euros através dos investimentos no mundo digital.
O BNP Paribas fechou 2016 com um aumento de 1,1% nas receitas, face a 2015. Em comunicado, refere que o crescimento foi possível apesar de se ter verificado um ambiente de baixas taxas de juro.
O banco registou ainda um aumento de 2,6% nas receitas operacionais e de 15,1% no resultado líquido, que ascenderam a 14 mil milhões de euros e 7,7 mil milhões de euros, respectivamente. O lucro ficou, ainda assim, aquém das previsões dos analistas.