Há uma nova rainha das startups na Europa. Checkout.com sobe avaliação para 15 mil milhões
Com uma avaliação de mercado de 15 mil milhões de dólares, a Checkout.com tornou-se a startup mais valiosa da Europa. A conquista do título chega depois de ter angariado 450 milhões de dólares numa ronda de financiamento que lhe garante entrada directa para o top 5 das fintech mais valiosas em todo o Mundo.
Segundo o Business Insider, a ronda de financiamento Series C foi liderada pela Tiger Global Management e reflecte o interesse crescente da área de private equity por startups dedicadas ao sector financeiro. No caso da Checkout.com, o foco vai para soluções de apoio ao comércio online, nomeadamente no que aos pagamentos digitais diz respeito – é parceira da Deliveroo e da TransferWise, por exemplo.
A Checkout.com foi fundada por Guillaume Pousaz em 2012 e tem apresentado uma trajectória de crescimento desde então. Em 2019, já tinha angariado 230 milhões de dólares com uma avaliação de dois mil milhões, a que se seguiu nova ronda de 150 milhões com uma avaliação de 5,5 mil milhões.
O salto para os 15 mil milhões de dólares dever-se-á em parte à pandemia de COVID-19. «Tivemos um ano excepcional, particularmente no fim de 2020, com aproximadamente mil milhões de dólares por semana em volume de e-commerce», adianta Guillaume Pousaz ao Business Insider. Só no ano passado, a startup garante ter somado mais de 500 novos clientes empresariais, desde a Pizza Hut à H&M, passando pela portuguesa Farfetch.
Segundo o fundador, não estava nos planos angariar novo financiamento, mas que a startup se tem mantido em contacto com investidores que apresentam uma visão de negócio de longo prazo e que demonstraram interesse.
O próximo passo poderá ser uma Oferta Pública Inicial (IPO na sigla em inglês), mas ainda não há datas definidas. «É certo que seremos uma empresa pública», afirma Guillaume Pousaz, indicando que já têm investidores disponíveis para isso. «Mas não há pressão.»