Pedido de IPO da Airbnb expõe fragilidade provocada pela pandemia. Startup tenta resistir ao inverno
A plataforma de aluguer de curta duração, Airbnb acaba de disponibilizar os documentos do IPO (oferta pública inicial), fornecendo assim uma visão mais detalhada sobre a atividade financeira da empresa até esta momento, noticia o ‘Business Insider’.
A Airbnb relatou um lucro no terceiro trimestre de 219,3 milhões de dólares com 1,3 mil milhões em receita, ficando assim acima do prejuízo líquido do segundo trimestre que foi de 575,6 milhões (334,8 milhões em receita), já que a empresa viu as reservas recuperarem ligeiramente após uma queda severa no verão provocada pela pandemia do novo coronavírus.
A receita do terceiro trimestre do Airbnb caiu quase 18% em comparação com o mesmo trimestre do ano passado – melhor do que a receita do terceiro trimestre relatada pelos principais concorrentes como Booking.com (queda de 48% ) e Expedia (queda de 58%), bem como os primeiros dois trimestres de 2020 do Airbnb .
Mas o lucrativo terceiro trimestre do Airbnb foi conseguido graças medidas severas de corte de custos e veio revelar exatamente o quão forte foi o impacto devastador da pandemia nos negócios da empresa.
Para os primeiros nove meses do ano, o prospeto do Airbnb revelou uma receita de 2,5 mil milhões de dólares, uma queda de 32% em relação aos 3,7 mil milhões durante o mesmo período do ano passado, enquanto as perdas cresceram de 322,8 milhões para 696,9 milhões. A Airbnb relatou uma receita anual de 4,8 mil milhões de dólares em 2019.
A Airbnb, como o resto da indústria, foi duramente atingida pela forte redução nas viagens este ano. Até agora, em 2020, os viajantes reservaram 146,9 milhões de noites ou experiências através da Airbnb, uma queda de 41% em relação ao mesmo período do ano passado. A Airbnb deu ainda nota de que sofreu a queda mais acentuada durante o segundo trimestre, com as reservas a cair 67% em termos homólogos, enquanto os negócios recuperaram ligeiramente no terceiro trimestre, com uma queda de 28% em relação ao mesmo período do ano passado.
No entanto, a startup projeta quedas mais acentuadas nas reservas e cancelamentos, em termos homólogos, no quarto trimestre do que no terceiro, já que os casos da Covid-19 estão a aumentar novamente este inverno.
A Airbnb aponta a pandemia entre uma longa lista de fatores de risco que podem impactar negativamente a sua perspetiva financeira, incluindo desaceleração do crescimento da receita, um cenário regulatório incerto conforme mais governos aprovam leis destinadas a limitar ou tributar os alugueres de curto prazo, quase 2 mil milhões em dívidas, e questões persistentes sobre a rendibilidade.
A empresa pretende listar as suas ações no índice Nasdaq sob o símbolo “ABNB” e oferecerá um número não especificado de ações ordinárias Classe A, mas o registro revelou que a empresa tem uma estrutura de ações complicada que inclui quatro classes: Classe A, Classe B, Classe C e Classe H.
O Morgan Stanley e o Goldman Sachs são os bancos líderes para a oferta, através da qual a Airbnb espera levantar mil milhões de dólares.
A última avaliação privada da Airbnb foi de 18 mil milhões de dólares, de acordo com o The Wall Street Journal, que deu nota de que tinha entrado um pedido confidencial para abrir o capital em setembro, despoletando este processo em alta no que provavelmente será uma das maiores ofertas deste ano.
Esta decisão da empresa acabou com as especulações sobre como a pandemia afetaria seu cronograma de IPO e provavelmente aliviará parte da pressão que vem enfrentando há anos por parte dos seus funcionários cujas opções de ações deveriam começar a expirar este mês se a empresa não abrir o capital .