Quase mil milhões em bitcoins estão a circular no mercado negro

Quase mil milhões de dólares em bitcoins com potenciais ligações potenciais ao mercado negro online Silk Road estão em movimento, de acordo com a Elliptic, empresa de análise de blockchain sediada em Londres, citada pelo ‘CNBC’.

O Silk Road foi fechado pelas autoridades federais dos EUA em 2013, com o seu criador, Ross Ulbricht, dois anos mais tarde, a ser condenado à prisão perpétua. O site, escondido como parte da dark web, permitia que as pessoas vendessem drogas e outros produtos ilegais.

A Elliptic, uma empresa que rastreia o movimento de dinheiro sujo na esfera da criptomoeda, disse, esta quarta-feira, que detetou uma transação de fundos que acredita ter tido origem neste site. Cerca de 69.369 bitcoins – que valem cerca de 950 milhões de dólares hoje, foram retiradas de uma carteira que tinha o quarto maior saldo em todo o mundo.

A empresa detalha ainda que um arquivo criptografado a circular entre os hackers supostamente continha a senha necessária para retirar bitcoins daquela carteira.

“O movimento dessas bitcoins hoje… pode representar Ulbricht ou um vendedor do Silk Road a movimentar os seus fundos”, disse Tom Robinson, co-fundador e cientista-chefe da Elliptic. “No entanto, parece improvável que Ulbricht seja capaz de conduzir uma transação de bitcoin da prisão”, reforçou.

“Como alternativa, o arquivo criptografado da carteira pode ser real e a senha agora foi violada, permitindo que as bitcoins sejam movidas”, alertou ainda o responsável.

Embora o Federal Bureau of Investigation (FBI) tenha apreendido 174.000 bitcoins a Ulbricht, Robinson acredita que terá ganho mais de 440.000 bitcoins com comissões do Silk Road.

A Bitcoin está em alta, com uma subida de 91% no acumulado do ano, à medida que grandes empresas como a PayPal e a rede social Facebook mostraram um interesse maior em criptomoedas. Mas também tem sido alvo de escrutínio de reguladores e banqueiros devido ao seu uso em atividades criminosas como lavagem de dinheiro.

A Elliptic e a concorrente Chainalysis tentaram trazer alguma legitimidade para a indústria de criptomoedas vendendo ferramentas analíticas que permitem que as bolsas virtuais e bancos bloqueiem transações potencialmente duvidosas.

Ler Mais





Comentários
Loading...