Apple quer concorrer com a Google e cria o seu próprio motor de busca

A Apple está a desenvolver uma alternativa para as pesquisas que os seus utilizadores queiram fazer através do iPhone, por exemplo. Em vez de apresentar o Google como motor de busca padrão nos seus equipamentos, a tecnológica liderada por Tim Cook pretende criar a sua própria tecnologia.

Na origem deste novo interesse estará a pressão sentida pela Apple nos Estados Unidos da América, onde as entidades reguladoras apertam o cerco à parceria estabelecida com a Google. Segundo adianta o Financial Times, os milhares de milhões pagos pela Google para assegurar que é a primeira opção no iPhone estarão a violar a lei da concorrência.

Os primeiros sinais de um motor de busca próprio começaram a aparecer no iOS 14, a mais recente versão do sistema operativo da Apple. A mesma publicação indica que, embora discretamente, a Apple começou a apresentar resultados de pesquisa e ligações directas para websites quando os utilizadores escrevem perguntas no ecrã principal. Deslizando para a direita, o ecrã “Today View” apresenta sugestões da própria Apple e não resultados de pesquisa do Google.

Fontes da indústria acreditam que esta poderá ser a desculpa perfeita para a Apple rivalizar com a Google nesta área de negócio, tentando roubar pelo menos parte da quota de mercado da gigante da Alphabet. Há cerca de dois anos, a Apple roubou o head of Search da Google, John Giannandrea, o que também contribui para os rumores de que um novo motor de busca poderá estar a nascer.