Criança com covid-19 desenvolve doença de Kawasaki. É o segundo caso em Portugal
Em Pevidém, Guimarães, uma menina de dez anos que testou positivo à covid-19 desenvolveu uma estirpe da doença de Kawasaki, segundo o jornal local Guimarães Digital. É o segundo caso no país.
Trata-se de uma patologia inflamatória dos vasos sanguíneos (vasculite) e que tende a ocorrer em crianças. A doença, rara, carateriza-se por febre prolongada, conjuntivite, inflamação das mucosas, entre outros.
A criança deu entrada no Hospital de Guimarães com alguns sintomas, no dia 12 de outubro. Está agora internada no Centro Materno Infantil do Norte, no Porto. Já deixou os cuidados intensivos e está sob observação, indica ainda o Guimarães Digital.
A menina não correu perigo de vida e foi transferida para o internamento de pediatria.
Na sequência do diagnóstico positivo da criança, os pais também foram submetidos a testes à covid-19. O resultado da mãe deu negativo e o pai encontra-se em isolamento, a aguardar o resultado.
É o segundo caso conhecido em Portugal. Em Maio, uma criança com 10 anos esteve internada no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, com a mesma patologia inflamatória.