EUA/Eleições: Mais de 1 milhão de pessoas registaram-se para votar através do Snapchat

O Snapchat já ajudou mais de 1 milhão de utilizadores a registarem-se para as eleições presidenciais americanas de 3 de Novembro. Quase dois terços dos registados têm 24 anos ou menos, uma estatística que pode revelar-se favorável para Joe Biden e para o Partido Democrático.

Em declarações à revista Forbes, a aplicação de mensagens com base em fotografias, desenvolvida por três estudantes da Universidade de Stanford, nos EUA, revelou que cerca de 64,5% dos utilizadores que se inscreveram para votar através do Snapchat têm idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos.

De acordo com a empresa, há mais inscrições no Texas do que em qualquer outro estado americano. Outros estados como Flórida, Geórgia e Carolina do Norte, também estão a registar um grande número de inscrições.

Em 2018, mais de 450.000 eleitores inscreveram-se através do Snapchat e a empresa estimou que cerca de 57% deles votaram.

Embora 2,5 milhões de eleitores se tenham registado através do Facebook, a base de utilizadores do Snapchat é significativamente mais jovem – uma população que favorece fortemente Joe Biden e o Partido Democrata, de acordo com a Forbes.

As plataformas dos meios de comunicação social estão a tentar evitar repetir o que aconteceu em 2016, quando o Facebook e o Twitter viram a Rússia apoiar a interferência eleitoral e a disseminação de desinformação.

Para contrariar isto, todas as principais plataformas estabeleceram iniciativas relacionadas com as eleições, tanto para encorajar o voto como para travar a disseminação da desinformação.

O Facebook disponibilizou os seus recursos relacionados com as eleições para os utilizadores dos Estados Unidos em Agosto. O Twitter também incluiu ferramentas para permitir aos eleitores registarem-se e verem outras informações relacionadas com as eleições no seu aplicativo.

Tanto as plataformas como o YouTube têm vindo a adicionar etiquetas sobre o voto por correspondência para combater a desinformação sobre o assunto.

No início desta semana, o TikTok lançou um guia eleitoral dentro da sua aplicação móvel com informações sobre os candidatos e como votar em cada estado. Ao contrário do Twitter, Facebook e Snapchat, a plataforma de propriedade chinesa não permite aos eleitores registarem-se directamente, oferecendo apenas informação sobre o processo.

As eleições presidenciais americanas têm data marcada para 3 de Novembro.

O Presidente Donald Trump anunciou esta sexta-feira, no Twitter, que ele e a Primeira-Dama tinham testado positivo à covid-19. Joe Biden foi potencialmente exposto ao novo coronavírus no debate presidencial com Trump, esta terça-feira.

Ler Mais





Comentários
Loading...