Trump considerado de «alto risco» para a covid-19. Médico diz que «está bem»
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump tem 74 anos e é considerado acima do peso, por isso, está na categoria de “alto risco” para aqueles que contraem a covid-19, indicam peritos. O médico da Casa Branca, Sean Conley, divulgou uma carta, onde garante que o Presidente e a Primeira-Dama “estão bem”.
Os especialistas há muito que alertam que a SARS-CoV-2, responsável pela doença covid-19, é uma ameaça particular para as pessoas com mais de 70 anos, para as que têm alguns problemas de saúde associados, e para as pessoas que não fazem exercício. Neste sentido, o Presidente dos Estados Unidos é considerado de “alto risco”, devido à sua idade e porque tem “excesso de peso”.
“Esta noite recebi a confirmação de que tanto o Presidente Trump como a Primeira Dama Melania Trump testaram positivo para o SARS-CoV-2”, disse o médico da Casa Branca numa declaração. “O Presidente e a Primeira Dama estão ambos bem neste momento, e tencionam permanecer na Casa Branca durante a sua convalescença”. “A equipa médica da Casa Branca e eu vamos manter-nos vigilantes, e agradeço o apoio prestado por alguns dos maiores profissionais e instituições médicas do nosso país”, acrescentou.
A Casa Branca publicou assim uma declaração do médico do Presidente Donald Trump confirmando o diagnóstico do Presidente e da Primeira Dama Melania Trump. Na carta, datada de 1 de Outubro, Sean Conley disse ainda que esperava que o Presidente continuasse “a desempenhar as suas funções sem perturbações enquanto recupera”.
O Presidente, que é testado regularmente, tem realizado comícios com milhares de pessoas, nas últimas semanas, no período que antecede as eleições presidenciais de 3 de Novembro, apesar dos avisos dos peritos de saúde pública contra a realização de eventos com grandes multidões. O Presidente escapa, em grande parte, ao uso de máscara e critica as pessoas que a usam, incluindo o seu rival, Joe Biden.
“Eu não uso máscaras como ele. Sempre que o vemos, ele tem uma máscara”, disse Trump. “Ele pode estar a falar a 200 pés de distância, ele aparece com a maior máscara que já vi”.
Donald Trump anunciou esta sexta-feira, no Twitter que ele e a sua mulher tinham testado positivo à covid-19. Ambos terão sido infectados por Hope Hicks, uma conselheira presidencial.