SpaceX aborta envio de 60 satélites Starlink para o espaço

Elon Musk, CEO da SpaceX, acabou de revelar que teve de abortar o mais recente lançamento com apenas alguns segundos de antecedência. Destinava-se a lançar o último lote de satélites de Internet Starlink para uma órbita próxima da Terra.

Embora as investigações continuem em curso, pensa-se que a causa do cancelamento esteja relacionada com uma leitura anómala do sensor de terra na plataforma de lançamento da Florida, nos Estados Unidos.

A SpaceX ainda não revelou quando terá lugar o próximo lançamento do foguetão. Esta quarta-feira, a empresa tinha escrito numa declaração: “Quinta-feira, 1 de Outubro, às 9h17 EDT, lançamento do Starlink”.

No entanto, a Força Espacial dos EUA já tinha dado à SpaceX apenas 70% de hipóteses favoráveis ao lançamento.

Depois de ter anunciado o cancelamento, o engenheiro Siva Bharadvaj, da SpaceX, disse que “o objectivo da contagem decrescente era ajudar a detectar potenciais problemas antes do voo. Há mil e uma maneiras de um lançamento poder correr mal”, argumentou, citado pelo jornal britânico Express.

Apesar da leitura do sensor, o foguete permaneceu em boas condições. “No geral, o veículo parece estar de boa saúde”, acrescentou Bharadvaj.

Quando o foguete Falcon 9 for lançado, vai colocar em órbita o 13º lote de aproximadamente 60 satélites Starlink da SpaceX. Vão juntar-se à crescente super-constelação destinada a fornecer serviços de Internet, concentrados principalmente em zonas remotas com má conexão.

Antes do cancelamento na manhã desta quinta-feira, o lançamento já tinha sido adiado quinze dias, devido ao mau tempo.

Ler Mais





Comentários
Loading...