OE2021: Negociações estão a «correr no bom sentido», diz Costa. Bloco de Esquerda e PCP discordam
O Governo ainda está negociações para aprovar o Orçamento do Estado para o próximo ano. O primeiro-ministro, António Costa, considera que as conversações estão a ir “no bom sentido”. No entanto, a esquerda discorda.
Costa reuniu-se esta quinta-feira com a coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, e com o secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP), Jerónimo de Sousa. O primeiro-ministro mostrou-se otimista com as negociações.
“Relativamente à preparação do Orçamento, as negociações não estão concluídas, mas têm estado a correr no bom sentido”, disse António Costa aos jornalistas, sublinhando que está a ser feito “um esforço comum para que haja entendimento que permita a viabilização do Orçamento”.
No entanto, Catarina Martins contrariou este ‘optimismo’ manifestado por Costa, no que diz respeito às negociações. “O Bloco tem apresentado várias propostas e da parte do Governo não tem existido ainda concretização”. “Uma negociação séria é uma negociação que produz resultados, logo no momento em que o Orçamento é apresentado na generalidade, porque o país tem de saber com o que é que conta”, realçou Catarina Martins.
Já o líder parlamentar do Partido Comunista, João Oliveira considera que “o PCP conta para se encontrarem soluções para os problemas do país, não conta certamente para especulações em torno de crises políticas criadas artificialmente, independentemente dos altos patrocínios que essas crises possam ter”.
O Orçamento de Estado para 2021 já foi aprovado na generalidade, no entanto, falta ainda ser aprovado na especialidade, daí as negociações que estão a existir entre os partidos e o Governo.