Detetada legionella em cantinas de dois centros escolares em Paredes
Foi detetada a presença de legionella no sistema de águas quentes de cantinas em dois centros escolares de Paredes: Recarei e Mouriz.
A bactéria foi encontrada após a realização de análises de rotina – um procedimento habitual previsto na legislação conduzido pela Câmara Municipal.
Os refeitórios e as cantinas foram encerrados e também foi desligado o circuito de água quente, por ordem da Delegada de Saúde. No entanto, as escolas continuam a funcionar.
De acordo com um comunicado da autarquia, foram criados espaços alternativos para os alunos poderem fazer as refeições, confecionadas fora das escolas, já que as cantinas estão agora fechadas.
A Delegada de Saúde que acompanha situação já deu nota de que a bactéria terá surgido porque os estabelecimentos de ensino estiveram fechados e sem uso durante muito tempo, devido à pandemia.
As bactérias do tipo legionella são comuns em ambientes aquáticos de água doce naturais ou artificiais, de acordo com a Direcção-Geral da Saúde (DGS). A infecção ou a doença provocada por esta bactéria resulta da inalação de aerossóis de água contaminados.