Nem Facebook nem Twitter. O rei da bolsa é o Pinterest
Quando se fala de redes sociais, não é habitual que o Pinterest seja um dos primeiros nomes em que se pense. Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat ou TikTok têm conquistado a atenção dos utilizadores e dos meios de comunicação, seja pelas polémicas em que os seus responsáveis estão envolvidos ou pelas novas ferramentas que disponibilizam frequentemente.
Porém, o Pinterest é mesmo a rede social com o melhor desempenho deste ano na bolsa. Números reportados pela CNN mostram que as acções desta plataforma saltaram perto de 125% desde o início de 2020, ultrapassando facilmente as suas principais concorrentes. A título de exemplo, o valor do Facebook em bolsa apenas subiu 25%. O Twitter e o Snapchat tiveram crescimentos mais elevados (40 e 60%, respectivamente), mas ainda assim aquém).
A explicar pelo menos parte deste bom desempenho estará o novo sistem operativo da Apple. Desde que o iOS 14 foi lançado que os downloads do Pinterest na App Store dispararam, registando-se também partilhas no Twitter de screenshots dos ecrãs de iPhones com referência ao Pinterest como inspiração. Isto porque o iOS 14 facilita a personalização dos ecrãs dos iPhones e os utilizadores têm recorrido ao Pinterest para procurar ideias para tirar o melhor partido possível desta nova possibilidade.
Ainda assim, indicam os analistas, o Pinterest tem de provar a Wall Street de que poderá ser lucrativo a longo prazo. Nos últimos dois trimestres, a plataforma registou prejuízos.