Sondagem: Seis em cada dez americanos dizem que Biden ganhou o debate
Seis em cada dez pessoas que viram o debate desta terça-feira consideram que Joe Biden teve um melhor desempenho do que Donald Trump. Apenas 28% refere que o Presidente dos Estados Unidos fez um bom trabalho, de acordo com uma sondagem da CNN conduzida pela SSRS, sistema de software que gera relatórios.
Em entrevistas com os mesmos eleitores realizadas antes do debate, cerca de 56% esperava que Biden se saísse melhor, enquanto 43% acreditava que Trump o fizesse.
Esta conclusão é aproximadamente a mesma que o resultado de uma sondagem pós-debate, em 2016, após o primeiro confronto entre Donald Trump e Hillary Clinton. Nessa sondagem, 62% pensaram que Clinton tinha ganho o debate e 27% disseram que a vitória pertencia a Trump.
De acordo com a CNN, cerca de dois terços disseram que as respostas de Biden (65%) foram mais verdadeiras do que as de Trump (29%), e os seus ataques ao Presidente foram vistos com mais frequência como justos. No total, 69% considerou os ataques de Biden a Trump “justos”, enquanto apenas 32% disse que os ataques de Trump eram “justificados”.
Dos eleitores que assistiram ao debate, 36% identificaram-se como independentes ou não partidários em comparação com cerca de 40% do público em geral. Além disso, o grupo de observadores do debate foi mais “democrático”: 39% identificarem-se como Democratas e 25% como Republicanos.
No que toca à economia, os eleitores dividiram-se, com 50% a dizerem que preferiam Biden e 48%, Trump.
No total, 63% afirmaram que Biden tinha o melhor plano para resolver os problemas do país (em comparação com 30% para Trump), e que parecia ser o líder mais forte (55% para Biden vs. 43% para Trump).
O inquérito foi concebido para ser representativo dos eleitores registados que assistiram ao debate desta terça-feira, isto é, não representa os pontos de vista de todos os americanos, salienta a CNN.
As eleições presidenciais americanas têm data marcada para 3 de Novembro.