Covid-19: Quem entrar no Reino Unido e não cumprir quarentena pode pagar até dez mil euros de multa
A Inglaterra está a aplicar multas de até 10.000 libras (10.997 euros) a quem não cumprir a quarentena de dez dias, exigida pelas autoridades, após um teste positivo à covid-19 ou ao contacto com alguém infectado.
A partir desta segunda-feira, é ilegal não cumprir o isolamento decretado pelas autoridades sanitárias, como uma medida de controlo da segunda vaga no país, onde as infecções têm ultrapassado as 6000 por dia.
As multas por incumprimento da quarentena começam nas 1000 libras (1080 euros), mas podem subir para as 10.000 libras para quem violar a medida várias vezes.
Conforme indicado pelo Governo britânico, a polícia vai realizar controlos aleatórios e vai depender também da “inteligência local” – vizinhos que podem denunciar pessoas que não estejam a cumprir o isolamento.
As multas aplicam-se apenas à Inglaterra, mas o executivo central considera que as outras regiões britânicas – Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte – podem tomar medidas semelhantes.
Segundo as regras, uma pessoa infectada ou que tenha sintomas de covid-19 deve ser isolada durante dez dias, mas as autoridades de saúde indicaram que a percentagem de pessoas que cumpriram esta quarentena é muito baixo.
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, ordenou na semana passada o encerramento de bares e restaurantes a partir das 22 horas e reforçou a obrigatoriedade de uso de máscaras dentro de lojas e transportes, dado o aumento das infecções no Reino Unido.
Desde o início da pandemia, o país já registou mais de 437 mil casos e mais de 42 mil mortes por covid-19, segundo dados da universidade Johns Hopkins.