Remdesivir: Farmacêutica portuguesa garante produzir num mês o equivalente a um ano
A Hovione anunciou esta quarta-feira a assinatura de um acordo de parceria com a biofarmacêutica Ligand para aumentar significativamente a produção de Captisol, substância essencial para a produção do antiviral remdesivir, da Gilead Sciences.
A farmacêutica portuguesa garante que vai produzir por mês a quantidade equivalente a um ano deste antiviral indicado para o tratamento da infecção por SARS-CoV-2, responsável pela doença Covid-19.
A Hovione, uma empresa farmacêutica com laboratórios e fábricas em vários países, é o único produtor desta substância (um excipiente) fundamental para a eficácia do remdesivir, fabricado nas fábricas de Loures e da Irlanda. Um excipiente é uma substância inerte que se junta a uma substância activa para que possa ser manipulada ou consumida.
“Para satisfazer a procura de Captisol, a Hovione irá produzir por mês a quantidade equivalente ao que produzia num ano. Este aumento repentino na procura está a exigir um grande esforço de mobilização da empresa a nível global para assegurar o seu fornecimento,” avança o vice-presidente de operações, Luís Gomes, em comunicado.
“Nos hospitais, há doentes a contar com o remdesivir, todos eles podem contar com a equipa da Hovione para fazer os impossíveis e entregar a tempo as quantidades necessárias. Das 50 fábricas envolvidas neste esforço global duas são da Hovione”, acrescentou o administrador-delegado, Guy Villax.