Estados Unidos ultrapassam 200 mil mortes por covid-19. São o país com mais óbitos
Os Estados Unidos ultrapassaram esta terça-feira a barreira das 200 mil mortes. Trata-se do país com o maior número de óbitos por covid-19 em todo o mundo.
Numa média semanal, os EUA estão a registar cerca de 800 mortes por dia devido ao novo coronavírus, de acordo com uma contagem da agência Reuters. O ‘pico’ foi registado no dia 15 Abril, que contabilizou 2806 mortes.
Durante os primeiros meses da pandemia, 200 mil óbitos foram considerados o número máximo de vidas susceptíveis de serem perdidas nos Estados Unidos devido à pandemia.
Na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que está a fazer um “trabalho fenomenal” no que toca à pandemia, que já infectou quase 6,9 milhões de americanos.
“Não afecta praticamente ninguém. É uma coisa espantosa”, disse Trump num comício de campanha em Swanton, Ohio, esta segunda-feira à noite. “Afecta pessoas idosas com problemas cardíacos e outros problemas – se têm outros problemas é o que realmente afecta”, acrescentou.
Donald Trump admitiu ter minimizado o perigo do coronavírus desde cedo porque não queria “criar o pânico”.
Faltam apenas seis semanas para as eleições presidenciais americanas de 3 de Novembro e Trump está atrás do rival democrata Joe Biden a nível nacional em todas as grandes sondagens de opinião.
A forma como Trump lidou com a pandemia e com a consequente recessão económica prejudicou a sua imagem entre muitos eleitores.