Covid-19: Pandemia está a matar cerca de 50 mil pessoas por semana, alerta OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) advertiu que o novo coronavírus continua a provocar cerca de 50.000 mortes por semana. “Não é aí que queremos estar”, advertiu Mike Ryan, director executivo do programa de emergências sanitárias da OMS, durante uma conferência de imprensa.

“Com o inverno a chegar, não é por aí que o Hemisfério Norte quer ir. Não é onde os países em desenvolvimento querem estar com os seus serviços de saúde sob pressão”, acrescentou.

Mike Ryan disse que o vírus ainda tem um “longo caminho a percorrer”. A OMS informou também que começa a ver “tendências preocupantes” no número de casos de covid-19, internamentos em unidades de cuidados intensivos (UCI) e hospitalizações no Hemisfério Norte, à medida que começam a chegar as estações mais frias.

“[O vírus] não se vai embora”, disse ainda, “especialmente para os países que entram na sua estação de Inverno”, já que, com temperaturas mais baixas, mais pessoas se reúnem dentro de espaços interiores. Há muito trabalho a fazer “para reduzir a transmissão desta epidemia, para proteger a abertura de escolas e para proteger os mais vulneráveis da nossa sociedade contra doenças graves e a morte”.

As autoridades de saúde europeias têm alertado para um número crescente de casos de infecção. Mais de metade dos países europeus relataram um aumento de 10% ou mais nos casos, nas últimas duas semanas, e, destes, sete viram os novos casos aumentar mais do dobro, disse o director regional da OMS para a Europa, Hans Kluge.

Desde o início da pandemia, já foram registados mais de 30 milhões de casos e mais 958 mil mortes por covid-19 em todo o mundo, segundo dados da OMS.

Ler Mais





Comentários
Loading...