Dados e analytics em debate no i-Data Meeting
Com o tema “Business Match: Escolhas estratégicas e soluções corporativas”, os painéis do dia abordaram a questão do Big Data e Analytics no sentido de perceber o seu potencial no desenvolvimento do negócio e no posicionamento competitivo das empresas no mercado. Com a recente pandemia de Covid-19, tornou-se ainda mais claro para as empresas que não só a recolha, mas principalmente a análise e interpretação de dados permite criar modelos preditivos com o objetivo de antecipar respostas, alinhar estratégias e alavancar os negócios.
A primeira intervenção foi de Jorge Silva, Senior Manager da Accenture Applied Intelligence, que abordou as estratégias que as empresas devem adotar na escolha de um business partner de dados para trabalhar com e para a organização. Nesta intervenção foram abordados os cuidados a ter com a escolha deste parceiro e as mais-valias que dele se devem esperar para uma análise dos dados que permita extrair valor para a empresa.
Por outro lado, Ibéria Medeiros da Faculdade de Ciências, da Universidade de Lisboa / Departamento de Informática e investigadora no LASIGE – Large-Scale Informatics Systems Laboratory, abordou o tema da cibersegurança para destacar a importância de garantir a segurança dos dados nas empresas, de forma a evitar fugas de informação e outros problemas que podem colocar em risco a integridade dos dados, a confidencialidade das pessoas, a reputação e, em última instância, a viabilidade das empresas.
As questões relacionadas com a Inteligência Artificial e a automação na relação com o cliente foram abordadas por Paulo Pereira, Director, Head of Technology and Innovation Strategy da Altice Labs e Pedro Pinto, E-Commerce Marketing Director da Sonae MC, que falaram das forma como vários sistemas envolvidos na relação das marcas com os clientes estão a substituir a interação humana por soluções de automação.
“Data e Real Time Analytics: Âncora digital na tomada de decisão” foi o tema abordado por Alberto Lopez, Director of Cybersecurity & Intelligence Solutions da Mastercard, e Ricardo Batista, Country Manager da Glovo. Nesta intervenção foi abordada a importância de transformar dados brutos em informação estruturada que possa agregar valor para e empresa, e a necessidade de eliminar erros e aumentar a eficácia.
Andrea Fiorentino, Head of Products & Solutions South Europe da VISA, falou de data science e do que acontece quando a empresa tem mais do que um fornecedor para esta área. A importância de alinhar os fornecedores com as necessidades e cultura da empresa foi o foco da intervenção.
Para terminar, foi apresentada uma mesa redonda com a moderação de Pedro Vale Gonçalves, especialista em Proteção de Dados, sobre o tema “Como as empresas estão a responder à segurança dos dados e indicadores de Risco?”. Nesta mesa redonda foram intervenientes Daniel Caçador, Data Protection Officer do Montepio, Elisabete Castela, encarregada da Proteção de Dados do Centro Hospitalar Universitário do Porto, EPE, e Tiago Branco, Head of Analytics da GALP.