Navalny. Vestígios de Novichock encontrados em garrafa de água no quarto de hotel
De acordo com a equipa de Alexei Navalny, o agente nervoso Novichok usado para envenenar a figura da oposição russa foi encontrado numa garrafa de água vazia no seu quarto de hotel, na cidade siberiana de Tomsk. Navalny terá sido envenenado lá e não no aeroporto, como se pensava anteriormente.
Um vídeo publicado no Instagram de Navalny mostra membros da sua equipa a revistar o quarto onde esteve, no Hotel Xander, em Tomsk, dia 20 de Agosto. Recorde-se que mais tarde, nesse dia, o opositor russo adoeceu subitamente durante um voo.
“Decidiu reunir-se tudo o que pudesse hipoteticamente ser útil e entregá-lo aos médicos na Alemanha. O facto de que o caso não será investigado na Rússia é bastante óbvio”, indica a publicação.
O vídeo mostra a sua equipa a ensacar várias garrafas vazias de água mineral, entre outros artigos, enquanto usam luvas.
“Duas semanas depois, um laboratório alemão encontrou vestígios de Novichok precisamente na garrafa de água do quarto de hotel, em Tomsk”. “E então, mais laboratórios que receberam análises de Alexei confirmaram que foi isso que o envenenou. Agora compreendemos: foi feito antes de ele sair do seu quarto de hotel para ir para o aeroporto”, diz ainda a publicação.
Recorde-se que, depois de ter adoecido, o principal opositor do Presidente russo Vladimir Putin foi transportado, via aérea, para Berlim para continuar a ser tratado. Médicos alemães confirmaram a suspeita de envenenamento pelo agente nervoso Novichok, que remonta à era soviética, contrariando o diagnóstico inicialmente apurado por médicos russos.
O Kremlin, sede do Governo russo, continua a negar qualquer envolvimento e diz não ter visto qualquer prova de que Navalny foi efectivamente envenenado.
Esta terça-feira, Navalny publicou uma fotografia no seu Instagram com a família, no hospital. “Olá, daqui é Navalny. Senti a vossa falta. Ainda não fiz muito, mas ontem já consegui respirar o dia todo sozinho”, lê-se na legenda.