Covid-19: Austrália regista primeiro dia sem mortes em dois meses

A Austrália registou esta terça-feira o primeiro dia sem mortes por covid-19 em dois meses. Enquanto as autoridades relataram 50 casos nas últimas 24 horas, um pequeno aumento em relação ao dia anterior, a Austrália não registou novos óbitos pela primeira vez desde 13 de Julho.

A maioria dos novos casos registaram-se em Victoria, o segundo estado mais populoso da Austrália, que foi responsável por cerca de 75% das infecções do país.

Ainda assim, com as infecções a diminuir nas áreas regionais de Victoria, o primeiro-ministro estadual Daniel Andrews anunciou que as restrições de distanciamento social nessas áreas seriam atenuadas esta quarta-feira.

Também outros estados australianos já começaram a levantar as restrições, confiantes de que uma segunda vaga de infecções tinha sido contida.

As reuniões ao ar livre até 10 pessoas passam a ser permitidas, as pessoas podem agora visitar outras casas, e os cafés podem ter até 50 clientes nas esplanadas.

“Reduzimos o número de casos para números muito baixos na região de Victoria. Isso levou algum tempo. Continuámos e agora podemos abrir”, disse Andrews aos jornalistas em Melbourne, citado pela agência Reuters. “Isso é algo que eu penso que inspira confiança e um verdadeiro sentimento de esperança”.

Melbourne, a segunda maior cidade australiana, vai estar em confinamento até 28 de Setembro, embora as autoridades tenham também começado a aliviar as restrições.

Desde o início da pandemia, a Austrália relatou pouco mais de 26.700 casos de covid-19 e 816 mortes, de acordo com dados da universidade Johns Hopkins.

Com o número de casos a cair, o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, voltou-se para o relançamento da economia nacional, revelando uma série de políticas para baixar o preço do gás, de modo a impulsionar a recuperação da indústria transformadora.

Ler Mais





Comentários
Loading...