Covid-19: Registado maior aumento diário de novos casos a nível mundial
Foi registado o maior pico de novos casos de covid-19 num só dia, desde o início da pandemia. A Organização Mundial de Saúde (OMS) relatou 307.930 infecções este domingo.
É a segunda vez que os casos globais ultrapassam os 300 mil em 24 horas, superando o “máximo” anterior de 306.857, registado dia 6 de Setembro. No total, há mais de 29 milhões de infectados em todo o mundo, segundo a página da OMS para a covid-19.
Do número global de novos casos detectados este domingo, a Índia contribuiu com quase um terço (94.372). O país, com 1,3 mil milhões de pessoas, continua a acumular infecções a um ritmo recorde. A Índia ultrapassou recentemente o Brasil e é, actualmente, o segundo país mais afectado pela pandemia a nível mundial, depois dos Estados Unidos, que têm mais de 6,5 milhões de casos.
Já as 5537 mortes contabilizadas pela OMS este domingo estão longe das 12.430 relatadas em meados de Abril, durante o pico da pandemia.
A OMS registou pela primeira vez 100.000 casos num só dia em meados de Maio, e a “marca” dos 200.000 foi atingida pela primeira vez a 3 de Julho, altura em que a Índia começava a assistir a um aumento alarmante de casos, que ainda não tinham atingido o seu auge.
Só nas últimas duas semanas, registaram-se mais de 3,7 milhões de novas infecções, com a Índia, o Brasil e os Estados Unidos a relatarem ritmos preocupantes.
Além disso, alguns países da Europa estão a assistir a um ressurgimento de casos, que levou à implementação de restrições, anteriormente relaxadas, e aumentou os receios de uma segunda vaga de covid-19, no Outono e no Inverno.
O director da OMS para a Europa, Hans Kluge já tinha avisado: “Vai ficar mais difícil. Em Outubro, Novembro, vamos assistir a mais mortalidade”. O número de óbitos por covid-19, reportado pela OMS, tem sido, em média, de 5000 a 7000 por dia.