Mercados em agitação: Ouro enfraquece à sombra da escalada do dólar

O dólar continua a recuperar o terreno que perdeu para o euro aquando do anúncio por parte da Federal Reserve dos Estados Unidos (Fed) de uma postura mais flexível face à inflação.

Apesar das perspetivas de médio e longo prazo continuarem a ser de perdas para a moeda americana, muitos investidores estão a reposicionar-se relativamente ao euro, explica Ricardo Evangelista o analista sénior da ActivTrades, acrescentando que se trata também de uma reação no seguimento de declarações do economista chefe do Banco Central Europeu (BCE) a alertar para potenciais efeitos negativos de uma divisa forte sobre as economias da zona.

Como consequência, os mercados estão agora sob a impressão de que o BCE irá, se necessário, intervir para impedir que a sua moeda passe a resistência do nível 1.21 dólares.

Esta quinta-feira ainda marcada pela perfomance do tão desejado metal precioso. O ouro foi atingido pela força do dólar nas últimas 48 horas. O preço do ouro retraiu-se da zona de resistência em 2 mil dólares para perto da zona de suporte em 1.920 dólares novamente.

“Além disso, a postura de ‘risk-on’ vista nos mercados, com um novo rally nas ações, levou os investidores a apostarem em ativos de maior risco, pelo menos no curto prazo”, detalha o analista chefe da ActivTrades, Carlos Alberto de Casa.

Apesar deste cenário, a tendência principal não mudou, com o preço no canal lateral principal entre 1.860 dólares (mínimo de 12 de agosto) e $2.075 (máximo de 7 de agosto).

“A perspetiva fundamental ainda é positiva para o ouro, num cenário em que as ‘políticas dovish’ dos bancos centrais perdurarão no tempo”, antevê ainda o analista.

Ler Mais





Comentários
Loading...