EUA vão enfrentar um “terceiro acto” da pandemia, alerta antigo comissário da FDA

O antigo comissário da autoridade do medicamento norte-americana, a Food and Drug Administration (FDA), Scott Gottlieb, considera que os Estados Unidos vão ter “um terceiro acto” do novo coronavírus “no Outono e no Inverno e é provável que seja mais difundido”, disse, em declarações à ‘CNBC’.

“Penso que a percepção da maioria das pessoas é que tivemos uma epidemia em Nova Iorque, na região de Nova Iorque, descemos a curva epidémica, tivemos outra epidemia no Cinturão do Sol [região dos EUA que compreende o sul e sudoeste do país], por isso, realmente parece uma segunda vaga”, disse Gottlieb no programa televisivo ‘Squawk Box’.

“Penso que vamos ter um terceiro acto deste vírus no Outono e no Inverno e é provável que seja mais difundido numa parte mais vasta do país”, reforçou, acrescentando que o vírus é susceptível de atingir zonas rurais do país que até à data ainda não foram muito afectadas.

Os casos já estão a começar a surgir no Oeste e na região Centro-Oeste dos Estados Unidos, disse ainda, referindo que “todas as comunidades são vulneráveis”.

Os Estados Unidos relataram mais de 44.000 novos casos de covid-19 na quinta-feira, marcando uma queda de 11% na média dos últimos sete dias de novos casos diários, em comparação com a semana passada.

O director do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), Robert Redfield, disse, esta quinta-feira, que os casos vão continuar a diminuir desde que as comunidades continuem a respeitar as orientações gerais de saúde pública para controlar o vírus.

Em todo o país, no entanto, universidades e faculdades estão a lutar para manter o novo coronavírus fora do campus e estão, em grande parte, a atribuir surtos a estudantes que não estão a cumprir as medidas de saúde e de segurança.

Os dados compilados pela universidade norte-americana Johns Hopkins indicam que o número de casos, nos Estados Unidos, ultrapassou os 5,57 milhões. São, por isso, o país com o maior número de casos de infecção por SARS-CoV-2, a nível mundial.

Ler Mais





Comentários
Loading...