O preço do barril de petróleo Brent para entrega em agosto encerrou hoje no mercado de futuros de Londres a subir 3,12%, superando o valor simbólico dos 40 dólares, para os 40,96.
O crude do Mar do Norte, de referência na Europa, fechou no International Exchange Futures a cotar 1,24 dólares acima dos 39,72 com que terminou as transações na segunda-feira.
A apreciação do preço deste barril foi antecipada da divulgação de um relatório pela Agência Internacional de Energia (AIE), onde se admite que a redução da procura em 2020 vai ser menos forte do que o previsto em maio, uma vez que vários indicadores, particularmente os relativos à China, apontam para que a mobilidade posterior ao desconfinamento esteja a ser maior do que o esperado.
No seu relatório mensal, a AIE calculou que o mundo vai consumir este ano em média 91,7 milhões de barris diários, meio milhão mais do que tinha previsto em maio.
Não obstante, a AIE insiste que esta vai ser a maior quebra do consumo desde que há registo, quantificada em 8,1 milhões de barris por dia abaixo do valor de 2019.



