Investidores querem-se “serenos e ponderados” em tempos de pandemia. CMVM recomenda vigilância

Perante o contexto de elevada incerteza decorrente da pandemia da covid-19, que dificulta a ponderação de alternativas e decisões de investimento, a CMVM – Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, emitiu um conjunto de orientações aos investidores.

Assim, atendendo ao contexto, a CMVM recomenda que os investidores “estejam vigilantes e atentos” e apela “a comportamentos serenos, ponderados e informados” por todos intervenientes no mercado.

As orientações do regulador viram-se para áreas como a importância de mercados abertos,  sendo certo que os mercados financeiros permitem às empresas o acesso a financiamento e a capital e oferecem aos investidores alternativas para as suas poupanças. Por isso, considera fundamental preservar a confiança de todos na integridade do funcionamento dos mercados.

O foco também recai nos cuidados a ter perante a volatilidade. A CMVM, sublinha que a incerteza e o potencial impacto económico da pandemia trouxeram volatilidade acrescida aos mercados financeiros, nomeadamente aos mercados de ações. A volatilidade reflete as variações positivas e negativas no preço dos títulos em bolsa, traduzindo por isso o risco de uma ação. Normalmente, títulos com mais risco tendem a oferecer rendibilidades superiores (mas mais incertas, dada a volatilidade)

Quanto a enviesamentos comportamentais comuns em momentos de turbulência, o regulador salienta que os investidores devem, especialmente no contexto atual, ter cuidado em tomar decisões refletidas, procurando minimizar os efeitos de precipitações e enviesamentos conhecidos em contexto de turbulência e incerteza nas tomadas de decisão de investimento.

Mas as atenções também estão viradas para as distribuições de dividendos, sendo que já se pronunciou sobre esta matéria, “no sentido de as propostas de distribuição de dividendos serem ponderadas, devidamente fundamentadas, claras, enquadradas e justificadas perante os desafios e riscos de médio prazo de cada emitente no momento atual, e mediante a sua capacidade financeira para enfrentar este momento de elevada incerteza”.

As informações e recomendações divulgadas, esta sexta-feira, juntam-se às medidas de supervisão tomadas pela CMVM no contexto da pandemia do novo coronavírus, que têm por objetivo salvaguardar os direitos dos investidores e a integridade do mercado em que estes tomam decisões.

Ler Mais





Comentários
Loading...