Crédito ao consumo continua a disparar. Bancos concederam 293 milhões em créditos pessoais em janeiro
Os novos contratos de crédito abrangidos pelo regime do crédito aos consumidores atingiram, em janeiro deste ano, um montante global de 639 milhões de euros, segundo os mais recentes dados do Banco de Portugal (BdP), divulgados esta segunda-feira.
A análise mensal do BdP mostra que, deste montante, foram concedidos créditos pessoais no valor de 293 milhões de euros, o que representa um aumento face ao mês anterior, o de dezembro, de 17,9%. Em créditos automóvel foram concedidos 246 milhões, numa subida de 11,3%, e ainda, no que respeita a cartões e descoberto, foram concedidos 100 milhões de euros, numa progressão de 3,4% (também em comparação com o mês anterior).
Ainda no que diz respeito ao crédito pessoal concedido pela banca, em Portugal, em janeiro último, o BdP, detalha que a maior fatia (com um aumento de 32,5%) teve como finalidade a Educação, Saúde, Energias Renováveis e Locação Financeira de Equipamentos. Os restantes empréstimos não têm finalidade específica, podendo ser para o lar, consolidado ou outros fins.