Próxima semana à lupa: Julho termina com “emoções fortes”

A semana que termina fez jus ao que prometia: A Europa aprovou um plano de recuperação ambicioso, tivemos empresas de primeira linha como a Tesla a apresentar resultados e não desiludiu.

Os dados do calendário macroeconómico foram de primeira linha, e a volatilidade esteve em destaque. Entre ganhos e perdas por exemplo o S&P500 registou o pior dia em praticamente 4 semanas apenas para voltar a encontrar compradores na zona de suporte.

Apesar do cenário desolador no que diz respeito a infeções nos EUA, as más notícias continuam a ser ignoradas em detrimento de forte otimismo no que diz respeito a uma possível vacina e perspetivas de um maior suporte para a economia por parte do governo e reserva federal.

Mas o mais animador é sentir que a próxima semana que marca o fim de Julho, será igualmente forte.

FOMC: terça e quarta-feira

A reunião de dois dias da FOMC é claramente o evento mais importante no calendário macroeconómico principalmente agora que alguns dados divulgados esta semana no mercado laboral entre outros mostram que a recuperação poderá ser mais lenta do que anteriormente esperado.

Não se espera nenhuma alteração no que diz respeito a taxas de juro uma vez que o committee assumiu o compromisso de manter as taxas baixas enquanto não estiverem convencidos de que a economia ultrapassou os eventos recentes ligados à pandemia. Assim deverá manter o intervalo entre 0% a 0.25%.

A atenção dos investidores vai para as perspectivas económicas e o possível anúncio de maior apoio económico que poderão estar em cima da mesa.

Earnings: Tecnológicas em destaque

Destaque ainda para mais uma grande semana de apresentação de resultados, principalmente na Quinta-feira, dia em que temos Alphabet, Amazon, Apple, Ford e Gilead a apresentar resultados. Facebook também apresenta resultados na próxima semana mas será na quarta-feira. Isto É interessante pois, como sabemos, a recuperação nos índices norte americanos foi bastante fragmentada e os ativos como o índice FAANG (Facebook, Apple, Amazon, Netflix e Google (agora Alphabet)) foram dos que mais valorizaram nos últimos meses. Assim com várias empresas deste Índice a apresentar resultados, não será de admirar o interesse fortíssimo nestes dados.

Calendário macroeconómico

Temos claro vários dados importantes no calendário macroeconómico, PIB, Mercado laboral e Inflação em destaque. Inclusive na Europa o IFO será divulgado na Alemanha (segunda-feira às 9 da manhã) e o sentimento empresarial deverá mostrar ainda mais força depois do acordo na Europa. A previsão é de 89,3 – isto no seguimento de uma revisão em alta do último registo para 86,2. Ainda na Alemanha destaque para os dados do PIB e variação sazonal do emprego na quinta-feira na abertura do mercado Europeu. Como catalisador do crescimento na Europa, importa que os dados continuem a mostrar força para que o Euro e índices sigam fortes.

 

*Eduardo Silva, Analista XTB

Ler Mais





Comentários
Loading...