Apple quer processar pequena empresa por ter logótipo de uma pêra

A Apple vai instaurar um processo judicial contra os autores da aplicação «Prepear» devido ao facto do seu logótipo se tratar de uma pêra, sendo muito parecido com o da tecnológica: uma maçã, de acordo com o site «iPhone in Canada»

A ‘Prepear’ é uma aplicação que ajuda os utilizadores a descobrir receitas, planear refeições, fazer listas e organizar compras de supermercado. A situação foi denunciada pelos próprios autores da app, através de uma publicação na sua conta de Instagram.

Na publicação no Instagram a Preaper afirmou que a Apple «decidiu opor-se e ir atrás da marca registada da nossa pequena empresa, dizendo que o nosso logótipo de pêra está muito próximo do logótipo da maçã e supostamente prejudica a sua marca». A empresa considera este «um grande golpe» e expõe a intenção de manter o logótipo original e «enviar uma mensagem às grandes empresas de tecnologia de que intimidar as pequenas empresas pode ter consequências».

A empresa lançou uma petição na plataforma Change.org na tentativa de convencer a Apple a «desistir da sua oposição ao logótipo Prepear e ajudar a impedir que grandes empresas de tecnologia abusem da sua posição de poder perseguindo pequenas empresas como a nossa, que já estão a lutar contra as consequências da Covid-19».

A petição já angariou quase nove mil assinaturas e os fundadores esperam que chegue até às 10 mil.

A ‘Prepear’ sublinha que é uma «empresa muito pequena» com uma equipa composta apenas por apenas cinco pessoas e explica que os custos legais da disputa já custaram milhares de dólares e, inclusive,  o despedimento de um membro da equipa.

«A Apple opôs-se ao pedido de marca para a nossa pequena empresa, Prepear, exigindo que mudássemos o nosso logótipo em forma de pêra, usado para representar a nossa marca na gestão de receitas e no planeamento de refeições», indica a empresa. «A maioria das pequenas empresas não pode pagar as dezenas de milhares de dólares que custam uma luta contra a Apple», acrescenta.

A ‘Prepear’ continua, dizendo: «É uma experiência aterrorizante ser atacado legalmente por uma das maiores empresas do mundo, mesmo quando claramente não fizemos nada de mal. Agora entendemos o porquê de a maioria das empresas simplesmente ceder e mudar os seus logótipos».

Ler Mais





Comentários
Loading...