90% das escolas do país encerradas devido à greve

A esmagadora maioria das escolas encontra-se esta sexta-feira encerrada devido à greve do pessoal não docente. A adesão à paralisação ronda os 90%. A garantia é da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais.

Executive Digest

A esmagadora maioria das escolas encontra-se esta sexta-feira encerrada devido à greve do pessoal não docente. A adesão à paralisação ronda os 90%, garantiu ao “Expresso” a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS).

«A adesão à greve é quase total e corresponde exactamente ao que esperávamos. Cerca de 90% das escolas encontram-se hoje encerradas, o que corresponde a uma demonstração clara do descontentamento desta classe de trabalhadores, desde assistentes operacionais a técnicos especializados», disse o dirigente da FNSTFPS Artur Sequeira.



Segundo o sindicalista, a falta de pessoal não docente nas escolas é um problema transversal a todo o país. «Entre 2000 e 2018, perderam-se 12 mil funcionários nas escolas e os 4300 funcionários integrados nos quadros ao abrigo do programa de regularização de vínculos precários na administração pública foram anulados pelo mesmo nível de aposentações registadas ao longo da última legislatura. O saldo só não é nulo pois foram contratados 2550 trabalhadores», sublinhou.

Para Artur Sequeira não basta integrar 1067 trabalhadores, na sequência do concurso que foi aberto no fim do ano lectivo passado. «Esta não é a solução. Saíram 12 mil funcionários, por isso são necessárias pelo menos seis mil contratações tendo em base critérios de flexibilidade. É urgente uma nova portaria de rácios. As escolas estão a funcionar em mínimos e isso não pode continuar», defende, acrescentando que a grande maioria recebe 535 euros após os descontos.

Ainda nesta sexta-feira, às 14 horas, está convocada uma concentração de dirigentes sindicais, delegados e trabalhadores em frente ao Ministério da Educação, devendo ser entregue depois uma moção para exigir medidas do Governo e a recepção dos dirigentes FNSTFPS por parte da tutela.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.