Quarentena. Adote esta tríade: sono, alimentação e exercício físico
Por: Cassiana Tavares – Psicóloga, Clínica Tejo Saúde parceira Fitness Hut
Estamos envolvidos numa nuvem de emoções: a maioria de nós ainda está a tentar perceber o que está a acontecer. No mesmo dia, é normal sentirmos confusão, raiva, otimismo. Por causa da incerteza. Por vivermos algo inesperado e com efeitos potencialmente negativos. Mas há uma tríade que nos pode ajudar: sono, alimentação e exercício físico. Estas três coisas equivalem a estar ligado à corrente elétrica.
O sono e a estabilidade emocional protegem-nos dos efeitos do stress. Quando dormimos bem, temos melhor capacidade de lidar com as emoções. E se ainda está em teletrabalho, precisa do sono para o ajudar a manter o seu desempenho: durante o sono, o cérebro processa e “arquiva” a informação. Os adultos precisam (normalmente) de dormir sete a nove horas. Evite ver as notícias ou navegar nas redes sociais perto da hora de dormir. Reduza a luz e sinta o cansaço.
A alimentação é uma prioridade na metodologia do Fitness Hut: apoiar os seus clientes num processo de mudança que junta o exercício e o acompanhamento nutricional. A alimentação é o seu combustível. Para sentir-se enérgico ao longo do dia, aposte em cinco refeições, ricas em vitaminas, fibras e minerais. Se já tem um plano alimentar, siga-o neste período. T
O exercício físico é uma atividade prioritária para recuperar e manter o equilíbrio psicológico. Quando eu inicio um processo de acompanhamento em consulta psicológica, um dos primeiros compromissos que peço à pessoa é que inicie uma atividade física regular. Isto porque a evidência científica mostra-nos que as pessoas que incluem exercício físico na sua rotina lidam melhor com o stress. Também o exercício é um abafador dos efeitos maus do stress. Permite-nos libertar a tensão que temos e dá-nos uma sensação de bem-estar, que fica gravada em nós. O exercício desafia-nos. É uma prova de superação física e psicológica. Isso também fica gravado em nós e funciona como um recurso, quando voltamos a lidar com o stress. Basicamente, está a dizer ao seu corpo e à sua mente que é capaz.
Se neste momento não faz nada, comece. Basta conseguir fazê-lo uma vez e iniciou o rastilho! Depois, é só repetir – até chegarmos às três vezes por semana.
Vivemos um período extraordinário que estamos comprometidos em ultrapassar. Em Portugal e no mundo, fazem-se esforços por preservar vidas humanas, a nossa economia, a educação das crianças, a produção de bens essências. A vida continua – apesar de não estar igual. E exatamente porque tudo está diferente à nossa volta, trazer estrutura à nossa vida é uma palavra de ordem. Mantenha uma rotina estável, escrevendo a sua agenda diária. Uma coisa que pode ajudar é fazer planos semanais. Se já não está a trabalhar e quer usar o tempo livre para descansar, ver séries, ler livros, aproveite mesmo. Se calhar, é a primeira vez que tem tempo para isso. Faça-o, mas mantenha horários para acordar, alimentar-se, esse lazer e claro, exercício físico.
Seja qual for o seu plano, inclua a tríade de resistência: sono, alimentação e exercício físico.