O que podemos aprender com as gerações anteriores sobre alimentação saudável?
Segundo um estudo da Nielsen, 74 por cento dos portugueses procura ter uma alimentação mais saudável. Isto está evidente por um maior consumo de frutas, vegetais e leguminosas. Para Andreia Carvalho, Analytics Consultant CPS da Nielsen, «esta continuará a destacar-se como uma forte tendência no mercado nacional».
Este estudo permitiu ainda verificar crescimentos significativos no consumo de frutas como a banana e de legumes como as cebolas e as cenouras. Também os produtos de 4ª e 5ª gama (legumes, vegetais e saladas embaladas, lavadas e prontas a consumir) apresentam algum dinamismo, assim como os frutos secos.
Consumo de produtos frescos mais importante para os séniores
Outro resultado pertinente deste estudo, – através de uma amostra demográfica e geográfica de 3.000 lares de Portugal Continental -, foi a observação de que o grupo de lares em que as frutas e legumes têm um maior peso na cesta de compras tem um perfil mais sénior, com um agregado menor e sem crianças no lar. Aparentemente, temos muito a aprender com as gerações anteriores.
Este segmento, de menor dimensão (19%) e mais envelhecido, é aquele que concentra o maior gasto em frutas e legumes (36%), pois a sua cesta de compras maioritariamente composta por produtos frescos evidencia a sua maior preocupação com a saúde.