VIII Barómetro Executive Digest: José Theotónio

2019 com optimismo? A competitividade empresarial é um dos temas de maior preocupação para o painel do Barómetro da Executive Digest. Isto, aliado à capacidade de assegurar, ou não, o mesmo nível de exportações.

José Theotónio – CEO do Pestana Hotel Group

Será o sector turístico o motor do crescimento económico? Praticamente 45% considera que sim, 30% talvez e 22,5% diz que não. Há assim algum consenso sobre a importância que o Turismo terá no comportamento global da Economia portuguesa. Não é de estranhar. Desde 2013 e até 2017, o Turismo cresceu em Portugal a dois dígitos. E em 2018, apesar do abrandamento na chegada de turistas, conseguiu-se, ao nível das receitas, ter algum crescimento, que só não foi maior pelo abrandamento que se verificou no último trimestre. No entanto, a realidade está cheia de incertezas.

A desvalorização da Libra e a incerteza e insegurança que o Brexit acarreta nos consumidores do Reino Unido, nosso principal mercado, está a refrear a procura (desceu 9% em 2018 e nestes primeiros meses as compras antecipadas para o Verão desceram a dois dígitos). O segundo mercado, o alemão, está afectado pela falência da Germania que era a grande transportadora aérea de turistas alemães para Portugal (faliu na noite de 4 para 5 de Fevereiro obrigando ao cancelamento de muitas reservas de Inverno e deixando centenas de alemães na Madeira e no Algarve). Em Lisboa, há o duplo constrangimento do aeroporto, de “slots” e nas filas de entrada dos passageiros fora da UE, o que implica que muitas das companhias que queriam novas rotas para Lisboa não as possam ter, pelo que a procura não pode aumentar. Conclusão: para que haja crescimento, é melhor que tenham razão os 22,5% que responderam que não será o Turismo o seu motor.

Leia este artigo na íntegra na edição de Fevereiro de 2019 da Executive Digest.

Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Marcas vão gastar até 15 mil milhões em Marketing de Influência
Automonitor
Como saber se o carro tem o conta-quilómetros martelado?