Universidade Católica Portuguesa no Porto abre as portas a mais de 1.000 estudantes ao mundo da ciência
A Escola Superior de Biotecnologia, da Universidade Católica no Porto irá abrir as suas portas a mais de 1.000 estudantes do ensino secundário para a “Semana Aberta”, uma iniciativa que pretende dar a conhecer aos pré-universitários o mundo da ciência durante três dias.
Entre os dias 10 e 12 de abril, entre as 9h e as 17h, são cerca de 30 atividades programadas, onde os alunos vão poder descobrir o que se esconde nos alimentos que ingerimos diariamente; biomateriais no combate às feridas crónicas, telhados verdes – aproveitamento da água da chuva nas cidades; o segredo da frescura das pastilhas de mentol; padaria tradicional – leveduras em ação; como a Inteligência Artificial pode ajudar a desenvolver ferramentas para combater determinadas doenças, como a doença de Alzheimer, entre outras.
Os estudantes terão a oportunidade de ter um contacto próximo com diferentes vertentes da ciência apresentadas através de demonstrações e experiências divertidas planeadas por investigadores e professores. Para além disso, poderão visitar laboratórios de investigação e conhecer projetos em curso.
“Ao longo de 30 anos já recebemos mais de 30 mil alunos do secundário nesta iniciativa anual que divulga bioengenharia, microbiologia, nutrição e biomedicina”, indica a diretora da Escola Superior de Biotecnologia, Paula Castro.