“Segue, segue”: Gravações revelam que chefe de estação disse a maquinista para ignorar sinal vermelho antes da colisão mortal entre comboios na Grécia
O caso da colisão entre comboios na Grécia, que matou 57 pessoas e fez dezenas de feridos, está a gerar uma onda de protestos e revolta entre a população, depois de ter sido revelado que o chefe da estação de Larissa, onde ocorreu a tragédia, deu indicação ao maquinista, que conduzia a composição com 350 passageiros a bordo, para ignorar o sinal vermelho.
O chefe da estação foi detido e está acusado de homicídio negligente. As autoridades gregas divulgaram gravações das instruções e conversas trocadas entre um dos maquinistas e o responsável pelo controlo ferroviário.
“Continua pela saída com semáforo vermelho até aos sinais na entrada de Neon Poron”, ouve-se o chefe da estação dizer. “Vasilis, posso mesmo seguir?”, questiona o maquinista, verificando que há um sinal vermelho, recebendo a resposta: “Segue, segue”.
Noutra gravação divulgada, o chefe diz a um funcionário para manter um dos comboios no mesmo carril. “Devo virar agora [o sentido]?”, pergunta o funcionário. “Não, não, porque o 1564 está nesta rota”, responde.
Ao ser detido, o chefe da estação, de 59 anos, alegou que a colisão entre comboios se deveu a uma falha técnica mas, mais tarde, ao ser interrogado pelas autoridades admitiu “ter cometido um erro”.
Largas centenas de pessoas concentraram-se em Atenas na sede da empresa nacional ferroviária, a Hellenic Train, esta quinta-feira, num protesto pacífico, depois das manifestações que terminaram em confrontos com a polícia, no dia anterior.
Após o caso, o ministro dos Transportes grego apresentou a demissão e os sindicatos de trabalhadores ferroviários e maquinistas convocou uma greve, acusando o governo de “desrespeitar o setor”.
Sindicalistas avisaram, logo após ocorrer o acidente, que os sistemas de controlo eletrónico de circulação, no interior dos comboios não funciona devidamente há vários anos, pelo que tudo é feito manualmente, com os chefes das estações a darem as indicações a cada maquinista para avançar ou parar em cada um dos pontos de paragem nas linhas.