Trump termina últimos dias do mandato com taxa de aprovação mais baixa de sempre

A taxa de aprovação do Presidente cessante dos EUA atingiu novos mínimos, após a insurreição do Capitólio na semana passada.

Mara Tribuna
Janeiro 13, 2021
13:44

A taxa de aprovação do Presidente cessante dos Estados Unidos, Donald Trump, atingiu novos mínimos, após a invasão do Capitólio na última quarta-feira.

Assim, depois de ter “incitado à insurreição” e ao ataque ao edifício em Washington, levado a cabo pelos seus apoiantes republicanos, Trump está a terminar o mandato com os números mais baixos de sempre nas sondagens.

Segundo um inquérito do Politico/Morning Consult, a taxa de aprovação de Trump está apenas nos 34%, a mais baixa em quatro anos no que toca ao desempenho do cargo do Presidente. Mais de seis em cada 10 eleitores (63%) desaprovam Donald Trump.

Outra sondagem realizada na semana passada mostra a taxa de aprovação de Trump a deslizar cerca de 10% após os motins no Capitólio. O ataque ao edifício levou, inclusive, a que os democratas da Câmara dos Representantes instaurassem um processo (‘impeachment’) para destituir o Presidente, que entretanto já conta com o apoio de alguns republicanos.

Durante quase quatro anos, os índices de aprovação de Trump foram estáveis, variando entre os 30 e 40%. Contudo, o facto de Trump ter repetidamente rejeitado os resultados eleitorais e a invasão do Capitólio fizeram com que o seu apoio, outrora estável, se afundasse nos últimos dias que lhe restam como Presidente dos EUA.

Isto significa que Trump vai deixar a Sala Oval de uma forma historicamente impopular, em comparação com a maioria dos seus antecessores. Assim, Trump vai juntar-se a George W. Bush, Jimmy Carter e Richard Nixon como presidentes que saíram com altas taxas de desaprovação ao seu desempenho profissional.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.